#Dicas de escrita – Como criar personagens fortes

Construir personagens cativantes, com personalidades reais, totalmente desenvolvidos e que façam o leitor se preocupar verdadeiramente com o que acontece com eles é algo que você não pode se dar ao luxo de estragar, afinal, ninguém quer ler sobre um personagem chato, se ele não prender imediatamente a atenção do leitor com uma introdução forte, sua história já estará morta. Você obviamente não terá uma segunda chance para causar uma primeira impressão poderosa.

Dicas de escrita - Como criar personagens fortes

Como dar vida a um personagem interessante

Para criar personagens que os nossos leitores se sintam apaixonados você precisa cavar fundo, ir além das expectativas, só estará totalmente desenvolvido quando o leitor sentir que ele existe independente da história, que é uma pessoa completa com sua própria vida fora do escopo do livro em questão e puder imaginá-lo perfeitamente em outros lugares e situações. É por isso que seu personagem deve ter uma maneira única de ver o mundo e se relacionar com ele.

  • Dê um nome plausível com a história, nada impede sua criatividade nessa hora, mas procure adequar os nomes à época em que a história acontece, leve em consideração a cultura, o país, pesquise por nomes reais ou crie sem destoar do contexto.
  • Aposte no incomum. O leitor vai amar encontrar seu personagem em um lugar que ele ainda não conhece, lugares exóticos ou mesmo estranhos causam interesse. Também é possível colocá-lo em uma situação incomum, torcer  a trama de uma forma que o leitor fique com os nervos à flor da pele para saber como o personagem lidará com a questão.
  • Crie um passado, presente e possibilidades para o futuro. O personagem precisa ter uma história que justifique sua maneira de agir, seus costumes e ideais. Com quem ele já se relacionou? Quais são suas influências? O que ele gosta de fazer? No que ele acredita? Faça mais perguntas e descubra quem seu personagem é. Você não precisará contar todas as informações no seu conto, mas mostrar de um jeito sutil que seu personagem tem uma bagagem como qualquer pessoa real.
  • Um pouco de exagero é sempre bom para fazer o leitor lembrar-se do personagem. Dê a ele uma característica incomum ou exagerada, isso fará a imagem dele memorável e clara na cabeça do seu leitor. Ele é muito alto, tem alguma cicatriz, é muito tímido, seu cabelo é vermelho. Lembre-se de citar essa característica ao longo do texto como marca do seu personagem. Se os olhos dele são de um azul único, você pode apenas dizer, por exemplo: um par de olhos profundamente azuis encaravam os meus. Assim seu leitor já sabe a que personagem você está se referindo.
  • Seu personagem precisa se comportar de uma maneira consistente e real, agir conforme sua personalidade, se não for o caso ele será só mais uma figurinha de desenho chato. Uma emoção desencadeia uma reação que deve ser credível com a forma com que seu personagem lida com o mundo ao seu redor, e sua decisão deve estar de acordo com toda a tecitura da sua personalidade. É claro que ele também precisa nos surpreender e, às vezes, agir de forma inesperada, mas ainda assim sem perder sua essência.

Para finalizar, preciso dizer que ainda há muito que aprender, esses são apenas alguns pontos para se levar em consideração, mas ainda existe muitos outros, não queira me matar por isso :) É necessário desenvolver a empatia do leitor e fazer uma ligação emocional com seu personagem, esse é um caminho particular que você deve construir com maestria a fim de tocar corações e criar uma história memorável.

PS. Provavelmente vamos falar mais sobre a construção de personagens, porque um texto só ficaria gigante haha. Para ler mais dicas siga a tag Dicas de Escrita.

Só mais uma coisinha, o livro digital O Vale das Borboletas está em promoção novamente na Amazon por R$ 1,99. Clique aqui caso não queira perder a oferta.

Beijos no coração e vou amar quem deixar comentário, ok? =)

9 comentários sobre “#Dicas de escrita – Como criar personagens fortes

  1. Um personagem forte ele precisa ter vida própria…ele suregem do imaginário,ele não pede pra entrar na história,quando menos se espera ele já está na trama e tão pouco pede para saí…..vem aí! Navegantes de Rua! Aguardem……

    Curtir

Deixe um comentário